Dia da Gratidão

nicolas-tissot-335096-unsplash

Nosso parceiro, o endocrinologista Antonio Carlos Minuzzi, nos lembra de uma data importante.

“No dia 6 de janeiro comemora-se no Brasil o Dia da Gratidão – data um pouco desconhecida mas que não deixarei passar em branco! A gratidão, sentimento considerado pela filosofia como essencial para a saúde e bem-estar, tem tido seus efeitos estudados pela ciência.
Ser grato nos torna mentalmente e fisicamente mais saudáveis, gerando satisfação com a vida e otimismo, fundamentais para a longevidade. Em uma pesquisa da Associação de Psicologia Americana foram constatados níveis menores de biomarcadores inflamatórios em pacientes gratos. Ela ainda é capaz de reduzir pensamentos ruins, importante para o combate à depressão, além de ser um elemento social fundamental – conforme descreve Robert Emmons, principal especialista científico do mundo em gratidão, com a mente melhor, há melhora do nosso corpo e consequente dos nossos relacionamentos.
Para termos os benefícios da gratidão precisamos praticá-la constantemente, tal como fazemos com os músculos na academia: de acordo com um artigo publicado no jornal científico NeuroImage, a medida que somos gratos cotidianamente, mais o cérebro passa a ser condicionado a manter continuamente a sensação benéfica.
Ainda há muito a ser revelado pela ciência quanto aos efeitos cerebrais deste sentimento – mas já sabemos o suficiente para agradecer, sempre.”

Publicado em 22/02/2018