Acne

A acne é um quadro caracterizado pela presença de comedões (cravos), espinhas e nódulos ou cistos, que ocorrem sobretudo na face e tórax. Não só adolescentes podem apresentar acne, mas também adultos. Alguns casos de acne em adultos necessitam de avaliação laboratorial. A acne pode deixar cicatrizes permanentes. O tratamento recomendado é individualizado de acordo com o grau de acometimento. O tratamento convencional da acne se baseia na aplicação de sabonetes, cremes e medicamentos orais. Para ajudar no processo de cura, a limpeza de pele e o Peeling costumam ser recomendados como terapias complementares, acelerando e intensificando os resultados. Para as cicatrizes da acne, pode ser usado o Peeling químico ou de cristal, o preenchimento e a subcisão, o laser, LED, o Pixel, a luz pulsada ou a dermabrasão.

Acne Rosácea

A rosácea é um distúrbio freqüente que causa inchaço e vermelhidão na face. Geralmente referida como acne do adulto, é mais freqüente em mulheres, entre 30 e 50 anos de idade. É causada por uma combinação de fatores: predisposição genética, tipo de pele, alterações emocionais, alterações de clima, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas e bebidas quentes, alimentos condimentados e alterações hormonais. O tratamento é individualizado e deve ser prescrito por dermatologista, pois muitos produtos podem irritar ainda mais a pele com rosácea. Além do tratamento domiciliar, o uso da luz intensa pulsada pode ser eficaz para a melhora da vermelhidão e dos vasos (telangiectasias), amenizando também as pápulas inflamatórias (espinhas).

Alergia

A pele é um orgão importante de expressão imunológica e os dermatolgistas têm sido pioneiros em muitos aspectos da imunologia. As alergias podem se manisfestar de várias formas como: urticária, eczema de contato ou eczema atópico. Para o correto diagnóstico muitas vezes são realizados exames e o acompanhamento médico é necessário.

Alopécia androgenética

É a forma mais comum de queda de cabelo. Enquanto os homens têm predomínio da alopécia na região frontoparietal (“entradas”) e vértex (“coroa de padre”), as mulheres apresentam rarefação difusa no topo da cabeça. Realizando um diagnóstico precoce, a resposta ao tratamento com medicações tópicas e orais pode ser satisfatória. O tratamento deve ser contínuo e feito sob supervisão médica. Em casos de calvície avançada, muitas vezes há necessidade de transplante capilar.

Alopécia areata

Alopecia areata é a perda localizada de pêlos sem qualquer inflamação na pele das áreas pilosas. Geralmente ocorre em pessoas jovens de ambos os sexos, porém as crianças também são acometidas. A causa desse problema é desconhecida. A queda dos pêlos é gradativa, ocorrendo em semanas ou meses. Pode regredir espontaneamente ou haver surgimento de novas placas. Em caso de perda de pêlos deve-se procurar um dermatologista que fará os exames necessários para o correto diagnóstico e tratamento.

Bromidrose e Hiperidrose

É o suor de odor desagradável, encontrado principalmente nas axilas após a puberdade. É causada pela decomposição bacteriana do suor produzido pelas glândulas sudoríparas. Sabões antisépticos e desodorantes comerciais, na maioria das vezes, são efetivos. A remoção dos pelos das axilas e aplicação local de solução de sais de alumínio também são medidas muito efetivas.

A Hiperidrose é o aumento da sudorese em axilas, palma das mãos ou dos pés. É um problema freqüente que afeta homens e mulheres em todas as faixas etárias. Podem ser aplicadas medicações tópicas para controlar a sudorese e, em alguns casos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, assim como intoforese. Em alguns casos, o acompanhamento psicológico poderá auxiliar pela possibilidade de transtornos emocionais.

Celulite

A mulher, por efeito hormonal, tende a acumular gordura em algumas regiões bem localizadas, como região glútea, culote, abdome e coxas. O aspecto ondulado, ou de “casca de laranja” se dá por esse depósito e por diferença na disposição das traves colágenas na camada adiposa da mulher em relação a do homem.

Ceratose actínica

É causada pela exposição crônica ao sol, surgindo sobretudo em pessoa de pele clara, em áreas fotoexpostas. As lesões têm aparência seca e áspera e se apresentam nas cores vermelha, rosa ou mesmo no tom da pele. O tratamento de alguns tipos de lesão pode ser feito em domicílio, com aplicação de medicação tópica O exame dermatológico é importante para determinar quais lesões devem ser biopsiadas e qual o tratamento ideal.

Ceratose pilar

É uma dermatose que acomete 40% da população. Geralmente são pequenas tampões de queratina na abertura dos folículos pilosos. Os locais mais freqüentes são a face lateral dos braços, coxas, glúteos e bochechas, dando aspecto de “pele arrepiada”. Hidratantes melhoram o ressecamento, mas não retiram as “bolinhas”. Formulações tópicas são muitas vezes necessárias.

Ceratose seborréica

A ceratose seborréica é um tumor benigno da pele. Aparece principalmente a partir da meia idade sendo bastante frequente em pessoas idosas. A formação das lesões deve-se a uma tendência genética. As lesões aparecem principalmente na face e no tronco. São arredondadas ou ovalares, de coloração marrom ou negra. Inicialmente planas, tornam-se elevadas e podem adquirir grande dimensão. Sua superfície é irregular e sua consistência é mole e friável (alguns pedaços da lesão soltam-se com facilidade), de aspecto verrucoso. O número de lesões pode variar de poucas a centenas.

Cicatrizes de acne

A acne é um quadro caracterizado pela presença de comedões (cravos), espinhas e nódulos ou cistos, que ocorrem sobretudo na face e tórax. Não só adolescentes podem apresentar acne, mas também adultos. Alguns casos de acne em adultos necessitam de avaliação laboratorial. A acne pode deixar cicatrizes permanentes. O tratamento recomendado é individualizado de acordo com o o grau de acometimento.

Dermatite ou eczema atópico

A dermatite atópica é uma manifestação cutânea de alergia. Pode começar no primeiro ano de vida e tende a minimizar ou desaparecer até os 8 anos de idade. Porém, alguns casos podem permanecer até a idade adulta. Sua principal característica é a presença de placas avermelhadas, acompanhadas de coceira, que pode ser intensa. Com o passar do tempo, se não houver tratamento adequado, a pele tende a tornar-se mais espessa e com sulcos acentuados.

Dermatite ou eczema de contato

Apresenta-se com vermelhidão, edema, coceira, crostas, descamação, e podem haver ainda vesículas e bolhas. É uma dermatite que ocorre em virtude do contato da pele com substâncias exógenas. As substâncias podem levar a uma reação inflamatória por meios de mecanismos imunes (dermatite de contato alérgica) ou não imunes (dermatite de contato irritativa). A dermatite de contato alérgica pode ocorrer anos após o uso contínuo de determinada substância. Como exemplo de dermatite irritativas, observamos: banhos com ervas, como aroeira, e contato com frutos, como caju e manga, e hortaliças, como cebola, cebolinha e alho. Por meio de teste de contato, pode-se confirmar a causa da dermatite alérgica. No caso de teste positivo, deve-se analisar a história e o quadro clínico, tentando estabelecer um nexo causal.

Dermatite perioral

A dermatite perioral afeta principalmente as mulheres jovens. Surge como vermelhidão, “bolinhas” vermelhas, lesões purulentas, e um pouco de descamação ao redor dos lábios, queixo e bordas do nariz. Pode mimetizar a acne. Se não tratada pode durar de meses a anos podendo piorar com uso de cosméticos, maquiagens e produtos dentários inadequados.

Dermatite seborréica

A dermatite seborréica é uma dermatose que acomete as áreas ricas em glândulas sebáceas (couro cabeludo, ao redor do nariz, supercílios, cílios, região retro-auricular, região peitoral e dorso) surgindo vermelhidão, descamação e coceira. A caspa é a descamação do couro cabeludo que aparece sem a vermelhidão. A seborréia é apenas oleosidade excessiva da pele, que ocorre principalmente no couro cabeludo e face. Pacientes com seborréia podem desenvolver a dermatite seborreica.

Escabiose

A escabiose, popularmente conhecida como sarna, é uma infestação causada por um ácaro. Pode acometer pessoas de qualquer idade, raça ou grupo social. É caracterizada por coceira intensa, principalmente noturna, e muitas vezes desencadeada por banhos quentes. Apesar de simples, o diagnóstico eventualmente passa despercebido, e por isso é necessária uma avaliação dermatológica em caso de coceira, principalmente se outras pessoas da mesma casa estiverem com os mesmos sintomas.

Estrias

As estrias são provocadas pela ruptura das fibras elásticas da pele. Ocorrem, em geral, durante o período de grande alteração hormonal ou de desenvolvimento acelerado, como na adolescência e na gravidez, nas regiões dos seios, glúteo, coxas e abdômen. Homens também podem ser acometidos, sobretudo com ganho de peso, com o uso de certas medicações ou com ganho de massa muscular. A predisposição genética também pode ser considerada um fator de risco. O tratamento irá depender do tipo, largura e a extensão das estrias. É possível adotar tratamentos combinados para potencializar o resultado. Na gravidez o uso de medicamentos tópicos e injetáveis não é indicado, então o melhor é previnir: hidratando bem o corpo e controlando o peso através de uma dieta equilibrada e exercício físicos moderados.

Flacidez

Acomete sobretudo as mulheres. Os fatores predisponentes são variados: características individuais, alimentares, hábitos de vida, sedentarismo e tendência genética. As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez ou a menopausa alteram a qualidade e a quantidade de colágeno e elastina. Porém, para homens e mulheres, a passagem dos anos é igualmente implacável. As alterações hormonais que ocorrem no envelhecimento fazem com que a pele, sobretudo do rosto, mama, braços e abdômen, seja muito acometida pela flacidez. Além dos tratamentos estéticos, é fundamental levar uma vida saudável, com alimentação adequada e atividade física regular. O exercício físico bem orientado fortalece os músculos, aumenta a circulação sangüínea e estimula a produção de vários hormônios benéficos para a saúde. Esses hormônios, por sua vez, além de atuarem na prevenção de diversas doenças ajudam na manutenção do tônus muscular e cutâneo.

Gordura localizada

Nosso organismo armazena gordura para proteger o corpo do frio e para manter uma reserva de energia. A gordura que não for utilizada para gerar energia fica acumulada em determinados pontos do corpo, como abdômen, pernas e quadril. Mesmo que o indivíduo emagreça, os chamados “pneuzinhos” permanecem inalterados em muitos casos. Exercícios físicos específicos poderão ajudar a acelerar a queima desta gordura. Avaliação endocrinológica pode ser necessária para avaliar perfil hormonal e nutricional.

Hemangioma plano

São manchas cor de violeta que aparecem sobre a pele e as mucosas, desde o nascimento. Acredita-se que sejam resultado de uma má-formação do tecido vascular. Como não regride, pode correr o risco de avançar com o passar dos anos, provocando o surgimento de nódulos. O tratamento geralmente é feito com laser.

Herpes simples

É uma doença viral, causada pelo vírus herpes simples. Na primeira infecção pode ocorrer lesões cutâneas extensas, dor severa e sintomas sistêmicos. Porém, em muitos casos, a infecção primária é assintomática ou não reconhecida. Cerca de 70 a 80% da população está infectada pelo herpes vírus tipo 1. As infecções recorrentes ocorrem mais comumente sob a forma de herpes labial, com pequenas vesículas agrupadas. As recorrências podem ser desencadeadas por excessiva exposição à luz solar, por enfermidades febris ou por queda de imunidade.

Larva migrans

Também chamada de bicho geográfico, surge como lesão de trajeto linear, de coloração avermelhada, discretamente elevada, acompanhada de coceira conseqüente ao deslocamento da larva na pele. As áreas mais afetadas são os pés, pernas e nádegas. Esta pode ser adquirida através de contato com fezes de cães e gatos, bancos de areia (praias) e solos contaminados.

Líquen plano

São lesões avermelhadas ou violáceas de forma poligonal, geralmente pruriginosas. Folículos pilosos e mucosas também podem ser acometidos.

Leucodermia gutata

Caracteriza-se por pequenas manchas brancas arredondadas, bem delimitadas, com poucos milímetros de diâmetro, localizadas principalmente em pernas e braços. Seu número pode variar de poucas a centenas, podendo aumentar em número e tamanho com a idade. São causadas por exposição solar prolongada e repetida.

Lúpus eritematoso

Lúpus eritematoso é uma doença inflamatória auto-imune pouco freqüente, que acomete sobretudo as áreas expostas à luz solar como: face, braços, orelha, pescoço, área do decote, dorso das mãos e couro cabeludo. As mulheres são mais suscetíveis, sendo a faixa etária mais comum entre 20 e 40 anos. Pode se manifestar apenas na pele (Lúpus discóide) ou de forma sistêmica, quando pode acometer órgãos internos.

Manchas pigmentadas

As manchas pigmentadas, como os lentigos solares – ou manchas senis – e o melasma podem afetar várias partes do corpo, sobretudo as áreas foto-expostas como o rosto e as mãos, e possuem características variadas. As manchas aparecem pelo aumento da atividade dos melanócitos, que são as células que produzem melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. São vários os fatores envolvidos, como a exposição aos raios solares, as alterações hormonais e predisposição genética. As áreas que sofreram grande exposição solar e são acometidas por manchas devem ser avaliadas periodicamente por um dermatologista para detecção precoce de cânceres de pele e pré-cânceres.

Melasma

O melasma caracteriza-se por manchas acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, asa do nariz, testa e acima dos lábios, acometendo adultos, sobretudo mulheres. Ocorre mais freqüentemente em pessoas com histórico de exposição solar, gestação e uso de contraceptivos orais. O uso de clareadores tópicos pode dar um bom resultado e o uso diário de fotoprotetores é fundamental, pois as recidivas são freqüentes. O resultado do tratamento tópico vai depender muito da profundidade em que estiver o pigmento (melasma epidérmico, dérmico ou misto).

Miliária

É uma erupção causada pela obstrução à eliminação do suor produzido pelas glândulas sudoríparas, mais conhecida como brotoeja. As vesículas ocorrem sobre pele avermelhada e há coceira. Ocorre principalmente em crianças e adolescentes. O uso de sustâncias oleosas como pomadas e cremes bronzeadores podem predispor ao quadro. Deve-se evitar a transpiração excessiva e procurar um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Melanoma

O câncer de pele costuma ser facilmente diagnosticado. Um dos fatores que contribuem para sua incidência é o longo tempo de exposição solar. O melanoma se manifesta na pele como lesões de vários tipos. Algumas são elevadas e brilhantes ou apresentam cores variadas; outras parecem manchas avermelhadas, sangram ou não cicatrizam facilmente. Para o sucesso do tratamento, o diagnóstico precoce é imprescindível. O câncer pode ser descoberto através da inspeção visual (dermatoscópio) e da biópsia. O exame deve ser feito periodicamente, principalmente em pessoas que tiveram queimaduras solares, se expuseram muito ao sol, tenham casos de câncer de pele na família ou pele clara.

Molusco Contagioso

O molusco contagioso é uma doença viral que ocorre principalmente em crianças de 2 a 5 anos de idade. É caracterizada por pequenas “bolinhas”, cor da pele, translúcidas e com depressão central. Apesar de a doença ser benigna e sem maiores conseqüências para o paciente, recomendamos que as lesões sejam tratadas, para que não ocorra disseminação das mesmas e contágio para outras pessoas.

Micose

Micoses são infecções causadas por fungos. Podem acometer qualquer região: couro cabeludo, barba virilha, pés, unhas, etc. As crianças apresentam a infecção principalmente no couro cabeludo, enquanto nos adultos ocorre sobretudo entre os dedos dos pés, unhas e virilha. A infecção pode ser adquirida de outra pessoa infectada, de animais domésticos, como cão e gato, e pelo contato com a terra. Para o correto diagnóstico de uma infecção fúngica, deve-se procurar um dermatologista que, através do exame clínico e, se necessário, de exames laboratoriais, fará o diagnóstico correto.

Pêlos

Os casos de hirsutismo – excesso de pêlos em locais não usuais, como face, em mulheres -, merecem muitas vezes investigação clínica e laboratorial. A hipertricose é o aumento na quantidade de pêlos em locais habituais. O uso de laser pode ser de grande utilidade terapêutica nessas condições.

Psoríase

É uma doença freqüente de pele. A causa ainda não está completamente esclarecida. Existem várias formas de apresentação e gravidade da doença. As lesões mais características são placas avermelhadas e descamativas em cotovelos, joelhos e couro cabeludo. A psoríase não é contagiosa e o diagnóstico da doença é geralmente clínico, eventualmente necessitando de biópsia para confirmação. A grande maioria dos casos de psoríase são leves e com boa resposta ao tratamento.

Ptiríase rósea de Gibert

É uma doença aguda, benigna e auto limitada. Surge como uma placa vermelha arredondada, seguida de inúmeras outras pequenas lesões de aspecto similar. Afeta geralmente adolescentes e adultos, atingindo braços, tronco e coxas. Apresenta tempo de evolução que varia de semanas até meses, sendo a maioria dos casos resolvidos em 8 semanas. A causa ainda não foi descoberta e o diagnóstico é feito através do exame clínico por uma dermatologista.

Ptiríase versicolor

É uma afecção pelo super crescimento de um fungo na superfície da pele, que resulta em alterações de cor e descamação. Ele se desenvolve em áreas oleosas da pele como: a parte superior do tronco, face e pescoço. Muito conhecida como “micose de praia”, na realidade as lesões ficam mais evidentes quando expostas ao sol, pois a pele não bronzeia no local da micose.

Queda de cabelo

Existem vários fatores que causam a queda de cabelo, como a caspa, a alopécia androgenética e a alopécia areata, doenças no couro cabeludo e patologias como anemia e lúpus. Situações especiais como o uso inadequado de xampu e prendedores apertados também influenciam na queda capilar. Para cada um desses fatores, existe um tratamento específico.

Quelóide

Quelóide é uma hiperproliferação do tecido fibroso que surge após trauma (agressão química, física ou biológica) ou de causa desconhecida (quelóide espontâneo). O crescimento do quelóide leva meses ou anos e pode estender-se para além da área lesada. As lesões de quelóides podem ser acompanhadas de dor e coceira.

Rugas de expressão

Com o avançar do tempo as rugas tornam-se motivo de queixa na consulta dermatológica. Muitos pacientes buscam soluções para as rugas de expressão pois estas tornam “triste o olhar”, deixam “aspecto de cansaço” ou ainda de “enfezado”. A perda da elasticidade da pele, alterações na musculatura facial, perda natural do tecido subcutâneo, além da exposição solar, podem levar a grandes alterações no aspecto facial. Com uma combinação de tratamentos dermatológicos, é possível atenuar as marcas e possibilitar o rejuvenescimento facial.

Urticária

É uma erupção súbita de lesões avermelhadas elevadas, geralmente de duração efêmera, que pode estar associado a coceira intensa. É extremamente freqüente e 15% da população apresenta pelo menos um episódio desta afecção ao longo da vida. Ocorre em qualquer idade, sendo mais freqüente em adultos jovens. Pode ser desencadeada por medicações, frio, pressão, calor, alimentos, inalantes, parasitoses, infecções, doenças internas e fatores psicogênicos. A urticária crônica é definida como afecção com duração maior do que seis semanas, sua causa é mais difícil de ser determinada. São necessários diversos testes, dependendo da história clínica de cada paciente. Em muitos casos pode não se estabelecer a causa. Seu melhor tratamento é reconhecer e afastar o fator desencadeante.

Verrugas

São lesões benignas e contagiosas causadas por vírus. Geralmente são da cor da pele e ásperas ao toque, podendo ter ou não pontos pretos e pequenas espículas. Existem diferentes tipos de verrugas como: verrugas vulgares, planas, plantares, filiforme, etc. Muitas vezes são dolorosas e se multiplicam rapidamente. Os vários tipos de tratamento dependem da idade do paciente, da localização e do tipo de verruga. O seu dermatologista irá escolher o tratamento mais adequado.

Varizes

As varizes são vasos que se dilatam e ficam tortuosas, podendo aparecer no corpo de diferentes formas: como finas linhas avermelhadas ou nódulos elevados. Para preservá-las, procure evitar ficar mais de uma hora sentado ou em pé, use roupas confortáveis e prefira os saltos baixos. Uma dieta balanceada, beber pelo menos dois litros de água por dia e exercícios físicos também ajudam na prevenção das varizes. Há duas possibilidades de tratamento com bons efeitos: o laser e a crioesclerose, se a área for pequena. A dermatologista trata numa sessão uma perna e, depois de 15 dias, a paciente volta para continuar o procedimento na outra perna.

Vitilígo

É a despigmentação da pele, formando manchas brancas (acrômicas) que afetam áreas como rosto, dorso das mãos, pescoço e cotovelo. Afeta todas as raças e ambos os sexos igualmente. Ainda não se sabe quais são as causas. Não existem sintomas, porém os danos estéticos podem acarretar problemas emocionais. É uma doença tratável. Entre as opções terapêuticas temos os psoralenos, uso de corticoterapia tópica, imunomoduladores, laserterapia e enxerto cutâneo. Todos os pacientes devem usar proteção solar nas áreas acometidas para evitar o dano solar.